O sono de qualidade, como sabemos, é fundamental para nossa saúde, mental e física. Desde 2021 a comercialização da melatonina, no Brasil, foi liberada pela ANVISA.
Como funciona a melatonina, exatamente? Nosso organismo produz a melatonina, um hormônio, a partir do momento em que a tarde cai, e escurece. Nessa fase do ritmo circadiano, nosso relógio biológico interno que regula as funções do organismo, os níveis de melatonina se elevam, os níveis de cortisol diminuem, e o organismo se prepara para o sono. O uso de suplemento de melatonina pode auxiliar a iniciar o sono e manter sua qualidade ao longo da noite, mas é importante que seja feito sob orientação médica.
É importante lembrar que as alterações do sono podem ocorrer em diferentes condições, como depressão, transtornos de ansiedade, transtorno bipolar, uso de substâncias psicoativas, problemas relacionados ao ciclo sono-vigília. A avaliação médica pode identificar os fatores associados à insônia e prescrever o melhor tratamento, que é sempre individualizado. Além de medicamentos e suplementos, a terapia cognitivo-comportamental está indicada.
Tags: sono melatotina