
Padrões de comportamento são tendências ou maneiras recorrentes de agir, pensar ou reagir em determinadas situações. São moldados por uma combinação de fatores genéticos, ambientais, sociais e de experiências pessoais. Alguns padrões podem ser saudáveis e adaptativos, enquanto outros podem ser problemáticos ou disfuncionais, interferindo no funcionamento pessoal, nos relacionamentos e na qualidade de vida.
Mudar um padrão de comportamento pode não ser fácil, é preciso ter disciplina e ser persistente. O primeiro passo é a conscientização. Ao reconhecer e compreender o padrão que se deseja mudar, é possível criar novas estratégias de ação. A mudança de comportamento significa trazer consciência para como agimos em determinados momentos, sem que tenhamos reações impulsivas. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser eficaz na identificação e na alteração de pensamentos disfuncionais e crenças que sustentam o comportamento problemático.
O principal é compreender que cada indivíduo tem um tempo para se adaptar e colocar em prática as mudanças comportamentais que deseja. O percurso pode ser repleto de desafios e recaídas e, justamente por isso, é fundamental buscar o auxílio de profissionais da saúde mental para acompanhar e guiar o processo.