Cada vez mais, as pessoas tem se questionado sobre a toxicidade no ambiente de trabalho. Comportamentos abusivos, antes tidos como inerentes à vida profissional, tem sido combatidos e confrontados.
No entanto, embora muitas empresas tenham criado políticas contra abuso e assédio, os funcionários e trabalhadores ainda podem se sentir intimidados em fazer denúncias, seja por medo, seja por não conseguirem identificar atitudes abusivas.
O conceito de abuso é definido pelo uso desmedido de poder. Ou seja, toda e qualquer situação que uma pessoa usa o seu poder ou status para oprimir e desvalorizar outra. No ambiente de trabalho, alguns sinais indicativos incluem uma cultura organizacional baseada no medo, falta de comunicação transparente, liderança autoritária, e uma atmosfera de competição desleal entre colegas.
Além disso, o constante sentimento de estresse, ansiedade ou esgotamento pode ser um indicador claro de que o ambiente de trabalho é abusivo. Diante disso, algumas medidas podem ser tomadas. Em primeiro lugar, tentar estabelecer limites e procurar a área de recursos humanos da empresa pode ser uma saída.
No entanto, quando o ambiente é tão abusivo que o funcionário se sente intimidado em fazer denúncias, é importante cercar-se do apoio de familiares, amigos e profissionais da saúde mental para conseguir sair da crise e conseguir criar estratégias para se ver livre do abuso.