Despersonalização é a sensação de desconexão com você mesmo e com o que está acontecendo ao seu redor, como se você estivesse assistindo à sua própria vida de fora de um corpo sem possuir ou controlar suas ações. Esse é um sintoma típico das condições de estresse crônico, como o burnout.
No que diz respeito ao profissional, a despersonalização pode se manifestar como alienação do trabalho, dos colegas e até de si, uma vez que o funcionário se torna incapaz de se identificar com suas funções diárias e perde o interesse pelas atividades que exerce, o que prejudica muito a interação pessoal, e a falta hábil é vivida pelos outros como despersonalização.
As causas para essa sensação podem ser a pressão excessiva no trabalho, sobrecarga e falta de apoio. Você já se sentiu assim? Quando o estresse vivenciado pelo ambiente ou pela carga de trabalho ocasionam sintomas como a despersonalização, é fundamental buscar auxílio de profissionais da saúde mental, para avaliar o quadro, e desenvolver um plano de tratamento que pode incluir psicoterapia e, quando necessário, o uso de medicamentos.