Menu
Etarismo

Estamos vivendo cada vez mais, no entanto, para algumas pessoas o envelhecimento ainda é motivo de preconceito, o que chamamos de etarismo.

O preconceito e a discriminação pela idade podem comprometer a autoestima, gerar danos emocionais e à saúde mental dos idosos. Ainda, podem fazer com que se sintam desmotivados e incapacitados, contribuir para o isolamento social, e desencadear transtornos como ansiedade e depressão.

Em meio a esse cenário, as mulheres são as maiores vítimas da discriminação pela idade, sofrendo ofensas, agressões verbais, e físicas que podem deflagrar quadros de estresse agudo, e crônico.

Para vencer o preconceito, é necessário termos atenção às nossas falas e ações. Desmistificar o envelhecimento e entendê-lo como um processo natural é fundamental para atingir a longevidade com a mente sã.

Se você sofre ou conhece alguém que está sofrendo com esse tipo de preconceito, o auxílio psicológico pode ser importante para recuperar, a autoestima e a saúde mental.

Além disso, o posicionamento diante de situações preconceituosas é essencial para os agressores serem responsabilizados, e para que as vítimas se sintam acolhidas.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo