Com o lançamento de “Divertida Mente 2″, a continuação da famosa animação da Pixar que deu vida às emoções humanas de uma maneira lúdica, surge uma reflexão interessante sobre a ansiedade e seu papel em nossas vidas. O novo filme introduz novos personagens à história, e levanta a questão: será que a ansiedade pode ser uma aliada?
A ansiedade é uma emoção natural que todos experimentamos em momentos de estresse, pressão ou incerteza. Em sua essência, é um sentimento de medo ou apreensão, que desencadeia uma resposta fisiológica que nos prepara para enfrentar ameaças.
Quando se torna excessiva e persistente, a ansiedade pode interferir de forma significativa com a qualidade de vida. Mas tem também um lado positivo, nos ajuda a manter o estado de alerta para enfrentar situações de perigo, e nos ajuda a desenvolver estratégias saudáveis para o enfrentamento do estresse e outros desafios.
No contexto do filme, a ansiedade é retratada como uma emoção que desempenha um papel na proteção e na preparação para situações potencialmente perigosas e desconhecidas. O protagonismo da ansiedade mostra que crianças e adolescentes também podem sofrer com sintomas de ansiedade em diversas fases do desenvolvimento, sobretudo no âmbito escolar, devido à pressão para se encaixarem em um grupo.
Para transformar a ansiedade em uma aliada, é importante aprender a reconhece-la e gerencia-la. Identificar os “gatilhos” é o primeiro passo. Práticas de meditação, respiração consciente, e atividades físicas podem ajudar a diminuir os níveis de estresse e regular a ansiedade. A psicoterapia tem papel fundamental, por auxiliar na reorganização de pensamentos negativos e no desenvolvimento de estratégias saudáveis para lidar com as situações estressantes. É importante ressaltar que pessoas que sofrem com sintomas constantes e incapacitantes de ansiedade podem se beneficiar do tratamento com medicamentos, sempre orientado por médicos.
Fonte: Foto divulgação Disney / Pixar