O hábito de usar os dispositivos eletrônicos como uma forma de descanso é comum, mas será que é possível usar os períodos de férias para descansar longe dos Smartphones?
Para algumas pessoas, a presença dos celulares é tão constante que interfere em atividades simples, como passeios, práticas esportivas, e interação com amigos e familiares. Isso ocorre porque, ao usarmos excessivamente os dispositivos móveis, há a liberação de dopamina, um neurotransmissor que produz a sensação de prazer e euforia.
Esse ciclo de prazer faz com que as pessoas sintam a necessidade de repetir o comportamento para obter essa sensação novamente.
Passar alguns períodos longe das redes sociais, sobretudo durante as férias, pode ser extremamente positivo para a saúde mental e para fortalecer os laços sociais. Planejar atividades ao ar livre, como caminhadas e outras atividades esportivas, piqueniques, pode ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse.
Além disso, ler livros, ouvir música, assistir a filmes, ir ao teatro e a exposições, viajar, e descobrir novas atividades de lazer, sem a necessidade de estar constantemente produtivo, são alternativas para recarregar as energias e também para descobrir novas formas de descansar, sem ficar refém dos celulares. Vamos tentar?