Quando pensamos em depressão pós-parto, geralmente a associamos às mulheres. Mas os homens também podem sofrer dessa condição. A depressão pós-parto em pais, também conhecida como depressão pós-natal paternal, é uma realidade que afeta muitos homens.
A depressão pós-parto paternal pode ocorrer logo após o nascimento do bebê, ou até um ano após o parto. Os sintomas podem incluir tristeza intensa, irritabilidade, fadiga extrema, dificuldade de concentração e uma sensação geral de desconexão com o bebê e com a parceira.
Por que isso acontece? Vários fatores podem contribuir para a depressão pós-parto em homens. Entre eles estão as mudanças na rotina e na dinâmica familiar, a falta de sono, a pressão social e financeira. Homens com histórico de depressão ou outros transtornos mentais estão mais vulneráveis para desenvolver a depressão pós parto paternal.
É importante que os homens estejam atentos aos sintomas e busquem ajuda. Conversar com um profissional de saúde mental pode ser o primeiro passo para o tratamento eficaz. Terapia, apoio social e, nos casos indicados, medicação podem ser parte do plano de tratamento. O apoio da parceira, família e amigos é fundamental.
Criar um ambiente de compreensão e apoio pode fazer toda a diferença. É importante que os homens sintam que tem espaço para expressar suas emoções e vulnerabilidades sem julgamento.