Somos seres sociais. A qualidade das relações que criamos e desenvolvemos é um fator determinante para o nosso bem-estar. Quando falamos de qualidade de vida e bem-estar, um dos pilares fundamentais é a saúde social.
A OMS define saúde como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social”. Se um desses pilares não está bem, todos os outros podem ser afetados. Mas como saber se a saúde social precisa de atenção?
Indicadores como dificuldade em se relacionar com outras pessoas, resistência em conversar, invalidar tudo o que outras pessoas dizem e isolamento social sugerem que a saúde social pode necessitar de cuidados. Esses comportamentos podem decorrer de quadros depressivos, e o isolamento pode também intensifica-los.
Uma maneira eficaz de cuidar da saúde social é investir tempo em relações saudáveis e significativas, que tragam sensação de bem-estar. Além disso, pessoas que sentem dificuldade extrema em socializar e manter vínculos podem contar com a ajuda de profissionais da saúde mental para compreender e superar as dificuldades.
Estar com pessoas, mesmo que virtualmente, contribui para o senso de pertencimento, o que é essencial para a saúde mental.