Menu
A importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Estar em equilíbrio não é estar sempre em um estado de paz e plenitude, mas, sim, saber dosar as polaridades da vida. Se por um lado o excesso de trabalho pode causar ansiedade, depressão e levar ao tão temido Burnout, uma vida focada apenas nas relações pessoais também pode ser um fator prejudicial para a saúde mental. Afinal, a instabilidade financeira pode desencadear ansiedade, depressão e a sensação de desvalorização pessoal.

Em um mundo que valoriza vidas perfeitas como sinônimo de sucesso, alcançar esse equilíbrio pode parecer um grande desafio. Ao longo desse processo, saber identificar e gerenciar emoções é fundamental para evitar excessos.

Isso inclui “fechar a porta” do trabalho nas horas de lazer e não trazer problemas pessoais para o ambiente profissional. Práticas como o mindfulness, que promove atenção plena, ajudam a focar no presente e a separar as preocupações de cada esfera.

Além disso, impor limites para si mesmo e para os outros é essencial para não ser consumido pelo trabalho ou pelas relações pessoais. O apoio de um profissional de saúde mental pode oferecer ferramentas para transitar com mais facilidade entre os diferentes papeis que desempenhamos, prevenindo a sobrecarga emocional.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo