A cena inusitada de uma “cadeirada” entre dois candidatos à Prefeitura de São Paulo chamou a atenção do público. Esse episódio levanta uma reflexão importante: até que ponto deixamos nossas emoções controlarem nossas ações?
Quando nos deparamos com situações de estresse ou conflito, o impulso de reagir no calor do momento pode ser forte. O autocontrole é a habilidade de regular essas emoções antes de tomar atitudes que podem ser prejudiciais a nós mesmos ou aos outros.
O autocontrole não significa reprimir o que sentimos, mas sim encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com o estresse e frustrações. Estratégias como se afastar momentaneamente da situação, tentar entender o ponto de vista do outro e buscar práticas que nos ajudem a lidar com as emoções, como técnicas de respiração, por exemplo, são formas de buscar o equilíbrio.
Todos enfrentamos momentos em que as emoções nos dominam. E quanto mais exercitamos o autocontrole, mais evitamos arrependimentos e preservamos relações importantes. O apoio de profissionais de saúde mental possibilita o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para enfrentar situações desafiadoras.