A Campanha Setembro Amarelo de 2024 continua com o importante objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio, trazendo à tona um tema que ainda carrega muito estigma e que precisa ser discutido abertamente. O lema é “se precisar, peça ajuda”.
Ambientes acolhedores e redes de apoio sólidas, tanto na família quanto no trabalho e na sociedade em geral tem importante papel nesse sentido. É relevante, também, a necessidade de combater mitos sobre o suicídio, como a ideia de que falar sobre o assunto pode incentivar a prática. Na verdade, abordar o tema de forma correta pode salvar vidas.
Cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade em todas as fases da vida, e buscar ajuda é um sinal de força, não de fraqueza. Quase 100% dos casos de suicídio são relacionados a algum transtorno mental, em especial os nao diagnosticados ou inadequadamente tratados.
Ao promover diálogos abertos e oferecer suporte, todos podemos contribuir para que mais pessoas se sintam seguras para expressar seus sentimentos e buscar o apoio necessário. É fundamental reforçar a importância de procurar profissionais de saúde mental, para que um tratamento adequado seja conduzido.
Saiba mais em: www.setembroamarelo.com