Ter uma rotina de sono adequada é um pilar fundamental para a saúde física e mental. Mas, a busca pelo “sono perfeito” pode ser prejudicial. Nos últimos anos, observamos um aumento no número de pessoas extremamente focadas no sono, o que tem sido chamado de ortosonia, distúrbio do sono relacionado à ansiedade na hora de dormir.
Ainda não existem dados exatos quanto ao número de pessoas afetadas por esse distúrbio, mas pesquisas apontam que os casos tem se tornado mais comuns.
O uso crescente de tecnologias que monitoram o sono pode estar relacionado a esse aumento. O acesso a tantos dados que medem a qualidade e duração do sono tem gerado ansiedade em alguns usuários desses dispositivos, que se sentem pressionados a terem como “meta” padrões perfeitos e idealizados de descanso. Algumas pessoas relatam que chegam a permanecer na cama mesmo após já terem acordado para melhorar os índices de descanso registrados por seus dispositivos.
Em casos mais graves, essa preocupação excessiva pode impedir que alguns indivíduos consigam descansar por dias, o que pode desencadear quadros de estresse e insônia crônicos. O paradoxo é que, à medida que as métricas de descanso pioram, essas pessoas podem desenvolver insônia, justamente por buscarem o sono perfeito.
É importante lembrar que, embora relógios, pulseiras e aplicativos possam ser ferramentas tecnológicas interessantes para nos ajudar a ter parâmetros sobre nossas atividades, a busca pela perfeição e por atingir ideais inalcançáveis sempre poderá gerar frustração e ansiedade. Ter qualidade de sono significa, ter o sono que nos ajude a relaxar e descansar, sem desencadear episódios de ansiedade.
Se você está enfrentando problemas para dormir, procure o auxílio de um profissional da saúde mental para compreender qual método é mais eficaz para você.
The Tale of Orthosomnia: I Am so Good at Sleeping that I Can Do It with My Eyes Closed and My Fitness Tracker on Me, 2023 https://www.dovepress.com/the-tale-of-orthosomnia-i-am-so-good-at-sleeping-that-i-can-do-it-with-peer-reviewed-fulltext-article-NSS