Menu
Quais são os tipos de depressão?

Os episódios depressivos podem se manifestar de diferentes formas e intensidades.
Veja a seguir os 8 tipos de depressão mais comuns e seus sintomas.

Transtorno Depressivo Maior (Depressão Unipolar): Esse é o tipo de depressão que apresenta como sintomas: perda de interesse e prazer por atividades antes prazerosas, energia reduzida e, em casos mais graves, incapacidade temporária e risco de suicídio.

Distimia (Transtorno Depressivo Persistente): Com intensidade moderada, esse tipo de depressão costuma ter a duração mínima de dois anos. Seus sintomas são persistentes e incluem: falta de concentração e baixa energia, desânimo e pessimismo, fazendo com que o indivíduo não tenha vontade de agir. As pessoas diagnosticadas com esse tipo de depressão podem também ter episódio de Depressão Maior, alternados por períodos de sintomas menos graves.

Depressão Pós-parto (DPP): surge após o parto ou durante a gestação, com sintomas intensos de tristeza, ansiedade, falta de conexão com o bebê ou medo excessivo de que algo aconteça com o recém-nascido, dificultando que a mãe mantenha os cuidados adequados com a criança. Mulheres com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) podem ter mais chances de desenvolver DPP.

Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM): Esse tipo de depressão acontece entre mulheres, no período que antecede a menstruação. Os sintomas são mais intensos do que aqueles de uma tensão pré menstrual comum, a ponto de incapacitar a paciente de exercer atividades cotidianas.

Transtorno Afetivo Sazonal: Conhecida como depressão de inverno, costuma ocorrer durante os meses mais frios do ano, principalmente em países de clima temperado. Seus sintomas incluem: aumento do sono, isolamento social e ganho de peso.

Depressão Psicótica: Inclui sintomas graves de depressão com delírios ou alucinações, que podem ter temas frequentes de culpa, pobreza, doença e delírio persecutório.

Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento: Relacionado ao uso de drogas ou medicamentos, com sintomas depressivos que persistem após o efeito da substância.

Depressão Bipolar: devemos também lembrar que os episódios depressivos ocorrem no curso do transtorno bipolar, alternados com períodos de mania ou hipomania. Muitas vezes o diagnóstico diferencial com depressão unipolar é feito ao longo do tempo do tratamento.

O diagnóstico do tipo de depressão deve ser feito por um profissional de saúde qualificado, que irá indicar o melhor tratamento, na maior parte dos casos, aliando psicoterapia com intervenção medicamentosa. Importante também ressaltar que buscar ajuda não é sinônimo de fraqueza, mas, sim, uma maneira de evitar que os sintomas depressivos se agravem.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo