
Você já se arrependeu de uma atitude impulsiva? Para algumas pessoas, a dificuldade em controlar impulsos pode estar relacionada a condições psiquiátricas.
A impulsividade é um traço presente em diversos transtornos mentais e resulta da dificuldade em inibir comportamentos automáticos, avaliar consequências e adiar recompensas. Essas alterações podem estar associadas a disfunções em circuitos cerebrais que envolvem o córtex pré-frontal e os sistemas de recompensa, além de fatores genéticos e ambientais.
Ela pode estar presente em diferentes condições, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Bipolar, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtornos por Uso de Substâncias, Transtornos do Controle de Impulsos.
A boa notícia é que existem formas de reduzir os impactos da impulsividade no dia a dia. O primeiro passo é identificar suas possíveis causas para, então, adotar estratégias adequadas de manejo, que podem incluir psicoterapia, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, tratamento medicamentoso.
Se você sente dificuldade em controlar seus impulsos, buscar a orientação de um profissional de saúde mental pode ser o caminho para encontrar a melhor abordagem para você.