Assim como os músculos do corpo, a criatividade também pode ser exercitada, por um treino diário. Segundo estudos da Universidade de Harvard, a criatividade é estimulada quando diversas áreas do cérebro são acionadas simultaneamente para resolver um problema.
A criatividade também está relacionada à capacidade de inter-relacionar ideias, experiências. Ou seja, a criatividade não se manifesta apenas quando uma pessoa escreve um livro, por exemplo, mas sim em qualquer ato que conecte diferentes ideias para um mesmo fim.
Para conseguirmos isso é fundamental que tenhamos um vasto repertório. Quanto mais um indivíduo lê, estuda e tem contato com diferentes tipos de pensamentos e culturas, mais possibilidades ele tem de criar a partir de suas experiências e conhecimento.
Embora a sociedade preze por profissionais criativos, o sistema educacional ainda oferece poucas ferramentas para que as pessoas exercitem livremente a criatividade. É possível implementarmos esse treino em nosso cotidiano para proporcionar às crianças e aos jovens espaço para se desenvolverem criativamente.
Além disso, criar espaços seguros para experimentação e aceitar o erro como parte do processo de criação também são formas de deixarmos a mente mais livre para criar e conectar ideias. Vamos aproveitar o período de férias para isso?
Fonte: Beaty et al (2018) https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1713532115