Menu
Dieta Cetogênica e Transtorno Bipolar

A alimentação é um fator fundamental para ser considerado durante o tratamento de transtornos psiquiátricos. Recentemente, pesquisadores da Stanford Medicine, liderados por Shebani Sethi, publicaram um estudo piloto sobre a relação da dieta cetogênica com o transtorno bipolar e a esquizofrenia, na revista Psychiatry Research.

A dieta cetogênica é baseada em um plano alimentar constituído por alta ingestão de gorduras e proteínas em detrimento do consumo de carboidratos. No entanto, embora seja parecida com a dieta low carb, seu intuito não visa apenas o emagrecimento, mas sim a regulação do organismo para tratar doenças metabólicas e processos inflamatórios, condições que podem acometer aqueles que usam remédios psiquiátricos.

A pesquisa foi realizada com 21 adultos diagnosticados com esquizofrenia ou transtorno bipolar e que apresentavam algum distúrbio metabólico como: ganho de peso, resistência à insulina, hipertrigliceridemia, dislipidemia ou tolerância diminuída à glicose.

Segundo os resultados, os participantes que aderiram à dieta cetogênica tiveram diminuição de medidas e deixaram de apresentar sintomas da síndrome metabólica. Além disso, também apresentaram cerca de 30% de melhora dos sintomas psiquiátricos.

Ainda que os resultados sejam positivos, é importante ressaltar que os planos alimentares, não substituem os medicamentos, e mais estudos são necessários para confirmar os achados. E, fundamental: antes de iniciar uma nova dieta, consulte profissionais da saúde e nutrição para entender quais caminhos fazem mais sentido para você, e acompanhar a evolução com segurança.

Sethi et al,. Ketogenic Diet Intervention on Metabolic and Psychiatric Health in Bipolar and Schizophrenia: A Pilot Trial (2024) https://www.sciencedirect.com





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo