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O nosso comportamento pode ser influenciado pelas pessoas com quem convivemos?

Sim, o nosso comportamento é influenciado de forma significativa pelas pessoas com quem convivemos. Captamos constantemente “dicas” sobre as consequências positivas e negativas do comportamentos de outros, e com isso aprendemos quais são apropriados, e quais devemos evitar. Isso pode acontecer em vários contextos, na família, nos relacionamentos sociais, no trabalho e, também, na sociedade em geral. O processo de aprender a partir do comportamento de outros é chamado de “aprendizado observacional” ou “aprendizado vicariante”, conceito apresentado pelo psicólogo Albert Bandura, desenvolvedor da Teoria de Aprendizado Social.

Qual é a importância disso? Quando queremos mudar nossos hábitos e nosso estilo de vida, temos que levar isso em conta. O autocontrole não deve ser considerado apenas como um esforço individual, pois o meio em que estamos inseridos pode ter influência nas nossas decisões. Buscamos apoio de nossos pares, e estar entre pessoas que nos estimulam a manter decisões que consideramos importantes em várias áreas de nossas vidas relacionadas à promoção de saúde, que envolvem hábitos alimentares, atividade física, consumo de álcool e tabaco, nos ajuda a manter as metas. Por exemplo, um estudo realizado na Inglaterra mostrou que as chances de uma pessoa parar de fumar, quando o parceiro não fuma, são maiores, assim como quando o parceiro é fisicamente ativo são maiores as chances de mudar o comportamento sedentário. O mesmo acontece em relação à alimentação e à redução do peso.

Por isso é importante compartilhar nosso desejo e nossos sentimentos relacionados ao plano de mudança com as pessoas com quem convivemos. E, assim como somos influenciados, também influenciamos o comportamento de outros. Pode ser um bom começo.

Bandura, A et al. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: ArtMed, 2008. 176 pgs.
The English Longitudinal Study of Ageing. www.elsa-project.ac.uk
Gaffney, A. M., & Hogg, M. A. (2017). Social identity and social influence. In S. Harkins, K. D. Williams, & J. Burger (Eds.), The Oxford handbook of social influence (pp. 259-273). New York: Oxford University Press.





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