Menu
Autoeficácia, o que significa?

O conceito de autoeficácia, desenvolvido pelo psicólogo Albert Bandura, refere-se à crença que uma pessoa tem na sua capacidade de realizar tarefas específicas ou alcançar determinados objetivos. É a confiança que temos em nossas habilidades para agir de forma eficaz e lidar com desafios.

Pessoas com alta autoeficácia tendem a enfrentar problemas com mais coragem e determinação, persistir diante de obstáculos mesmo quando o caminho é difícil, e se recuperar mais rapidamente de fracassos ou frustrações.

A crença da autoeficácia afeta diversas áreas da vida, como o desempenho no trabalho, os relacionamentos e o bem-estar emocional. Aqueles que confiam em sua capacidade de lidar com situações desafiadoras geralmente mantêm uma atitude positiva, estão mais dispostos a aprender com erros e têm uma postura mais proativa.

Na mudança de hábitos, a autoeficácia desempenha um papel crucial. Quando acreditamos que somos capazes de implementar novas práticas e sustentar mudanças, como adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios ou parar de fumar, aumentamos as chances de sucesso. Por outro lado, alguém com baixa autoeficácia pode desistir facilmente na primeira dificuldade, acreditando que não é capaz de manter o novo hábito.

A autoeficácia, portanto, não só influencia como lidamos com os desafios diários, como também é fundamental para promover mudanças de hábitos duradouras. A boa notícia é que ela pode ser desenvolvida com o tempo, à medida que enfrentamos desafios, temos pequenas vitórias e aprendemos a confiar mais em nosso potencial. O apoio de profissionais de saúde mental tem importante papel nesse aprendizado.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo