As desilusões fazem parte da vida, mas se essa é uma percepção tão comum, por que sofremos tanto quando acontece?
Ao passarmos por uma quebra de expectativas, podemos experimentar sensações de inferioridade, raiva, medo, frustração, insegurança e baixa autoestima, o que pode gerar grande sofrimento emocional. No trabalho não é diferente. A desilusão com um emprego ou com uma área profissional também pode ser um golpe duro para muitas pessoas. Porém, apesar de esses momentos serem desafiadores, é possível administrá-los e superá-los.
Quando criamos expectativas muito altas, as chances de nos frustrarmos aumentam. Logo, o primeiro passo para superar uma desilusão profissional é justamente olharmos para quais expectativas foram frustradas, para não termos a falsa sensação de que ‘tudo deu errado’. Conseguir separar o que nos frustrou do que deu certo é uma maneira de criarmos estratégias para seguirmos em frente e absorvermos aprendizados da experiência.
Além disso, ao se desiludir com um trabalho, vale fazer o exercício de lembrar como você superou outras desilusões. Ao fazer isso, é possível encontrar alternativas para sair das sensações de vitimismo e raiva, que podem ser paralisantes, e voltar a olhar novas possibilidades de trabalho.
Acima de tudo, é fundamental compreendermos que um trabalho não resume toda a nossa vida e não define. Existem inúmeras possibilidades de realizarmos os nossos sonhos profissionais. Ter essa compreensão ajuda a conseguirmos nos desapegar do que não deu certo e continuarmos por outros caminhos em busca de nossos objetivos.